Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Produzir o Êxito Integral

O homem mais sábio é aquele que procura Deus. O mais bem-sucedido é aquele que encontrou Deus. 

v v v 

O êxito não é uma questão simples, não pode ser avaliado apenas pela quantidade de dinheiro e bens materiais que você possua. O significado do êxito é muito mais profundo. Só pode ser determinado na medida em que sua paz interior e seu controle mental o tornam capaz de ter felicidade em quaisquer circunstâncias. Esse é o verdadeiro êxito. 

v v v 

Os melhores professores jamais o aconselharão a ser negligente, mas lhe ensinarão a ser equilibrado. Sem dúvida, você tem que trabalhar para alimentar e vestir o corpo. Mas se permitir que um dever seja contraditório com outro, não se tratará de um verdadeiro dever. Milhares de homens de negócios estão ocupadíssimos em acumular riquezas, esquecendo-se de que também estão criando um bocado de doenças cardíacas! Se o dever para com a prosperidade faz esquecer o dever para com a saúde, deixa de ser um dever. A pessoa deve desenvolver-se de maneira harmoniosa. É inútil dedicar atenção especial para cultivar um corpo maravilhoso, se ele abrigar um cérebro de tolo. A mente também precisa ser desenvolvida. E se você tem saúde perfeita, prosperidade e conhecimentos intelectuais, e mesmo assim não é feliz, isto significa que ainda não alcançou êxito em sua vida. Quando puder verdadeiramente dizer: “Sou feliz e ninguém pode me roubar esta felicidade”, você será um rei: terá encontrado a imagem de Deus dentro de você. 

v v v 

Outra característica do êxito é que não apenas trazemos resultados harmoniosos e benéficos a nós mesmos, mas também compartilhamos es-ses benefícios com os demais. 

v v v 

A vida deveria ser, principalmente, serviço. Sem esse ideal, a inteligência que Deus lhe deu não está se dirigindo a seu objetivo. Quando, ao servir, você esquece o pequeno ego, sente o grande Eu do Espírito. Assim como os raios vitais do sol nutrem a todos, você deve espalhar os raios da esperança no coração dos pobres e dos abandonados, despertar coragem no coração dos que perderam ânimo e ligar de novo a força no coração dos que se julgam fracassados. Quando você compreende que a vida é uma alegre batalha pelo dever e, ao mesmo tempo, um sonho fugaz, quando você se impregna com a alegria de tornar os outros felizes, oferecendo-lhes gentileza e paz, aos olhos de Deus sua vida é um êxito.


Escrito por Paramahansa Yogananda, extraído do livro Onde Existe Luz.

2 comentários:

  1. Que partilha maravilhosa!
    Um post para ler e reler! Cá estou eu, depois de um tempinho de ausência por aqui... já estou de volta à minha morada habitual, onde Net já não é problema... mas com o regresso, tive imensos afazeres, nestes últimos dias, pelo que ficou difícil chegar a todos os blogues... mas contando voltar mais regularmente, por aqui, agora que estou de volta...
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito das palavras de Paramahansa Yogananda que vem de encontro ao meu coração.
    Encontrar a imagem de Deus em nosso âmago é sublime.
    Que Deus te abençoe.
    Élys.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.