Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sábado, 1 de outubro de 2016

Xadrez nas escolas já!


O Xadrez merece crédito, porque ensina às crianças o mais importante na solução de um problema, que é saber olhar e entender a realidade que se apresenta.

E, além disso, aprender que as peças no Xadrez não têm valores absolutos, que se deve controlar a posição das demais peças, tanto as próprias quanto as do adversário, para armar uma estratégia. Ter a percepção de flexibilidade e reversibilidade do pensamento que ordena o jogo.



Quantas vezes podemos notar crianças fracassando em matemática, por exemplo, ao não entenderem o que o enunciado do problema lhes diz? Não sabem analisá-lo, aprendem fórmulas de memória; quando encontram textos diferentes não acham a resposta correta. Tudo mecanizado e memorizado sem fazer o menor sentido...

Como bem definiu o escritor Johann Wolfgang Goethe, há mais de dois séculos: "O xadrez é um excelente exercício mental". Tal frase é comprovada por estudos como o da Universidade de Hong Kong, que provou por meio da pesquisa do Dr. Yee Wang Fung que os estudantes que jogam xadrez têm uma melhoria de 15% em provas de matemática após o início da prática. Na Venezuela, o projeto Learning to Think Project concluiu que até mesmo o QI de uma criança pode ser aumentado por meio do treino do xadrez. Além disso, a pesquisa de William Levy, do Departamento de Educação de Nova Jersey, nos EUA, mostra que o jogo interfere também em questões pessoais, como a auto-estima e confiança.

Deve-se conseguir que as crianças encontrem seu próprio sistema de ação e, para isso, tem-se que evitar, sempre que possível, as soluções mecanizadas.


Se você for professor, tente implantar essas práticas na sua escola. Se você ainda for estudante, cobre dos seus professores/ gestores. Eu só tive contato com o xadrez na faculdade e acredito que se tivesse praticado antes, talvez tivesse facilitado muito a minha vida escolar e acadêmica. 

Pensem nisso! Beijinhos!


fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/xadrez-na-escola-617282.shtml
http://aulasdexadrez.blogspot.com.br/search?updated-min=2009-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2009-05-25T09:24:00-07:00&max-results=36&start=12&by-date=false
http://www.efdeportes.com/efd142/xadrez-na-escola.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.