Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Cacatua curiosa

Cientistas identificaram uma cacatua (pássaro "primo" dos papagaios) que usa gravetos de madeira como "ferramentas" para alcançar comida. Trata-se do primeiro animal próximo aos papagaios - ambos pertencem à ordem dos psitacídeos - capaz de usar instrumentos, informaram os pesquisadores ao jornal britânico "Daily Mail".

Chamado de Figaro, o pássaro pode não ser o único com esta habilidade, informa o cientista Alex Kacelnik, da Universidade Oxford, em entrevista ao "Daily Mail". "Pode haver outras espécies de psitacídeos que são tão inteligentes, mas ainda não foram submetidas a testes", disse.

O comportamento de Figaro foi descrito em um estudo publicado no periódico "Current Biology".

Cacatua usa graveto de madeira como ferramenta para pegar comida, dizem cientistas (Foto: Universidade de Viena/Divulgação)Cacatua usa graveto para pegar comida, dizem cientistas (Foto: Universidade de Viena/Divulgação)
Talento

O "talento" do pássaro foi descoberto quando ele estava sendo observado na Universidade de Viena, na Áustria. "Durante a observação diária para uma pesquisa, Figaro brincava com uma pequena pedra. Ele a deixou cair em um local longe de sua gaiola, e quando não conseguiu alcançá-la com as garras e o bico, usou um graveto para 'pescar' seu brinquedo", disse a cientista Alice Auersperg, da Universidade de Viena, para o jornal britânico.

Para descobrir se Figaro usaria um galho para buscar mais comida, os cientistas deixaram um semente onde a pedra havia caído originalmente e filmaram o animal. "Para nossa surpresa, ele não usou o mesmo graveto, mas começou a morder um pedaço de madeira maior de sua gaiola. Ele arrancou um pedaço maior e o deixou com formato melhor para para pegar a comida", afirmou Alice.

Segundo os cientistas, o pássaro quebrou galhos de madeira, arrancou pedaços e fez gravetos de tamanho apropriado para conseguir pegar alimentos várias vezes. "Sabíamos que estes animais eram inteligentes, mas fomos surpreendidos pela sua capacidade de produzir uma ferramenta", disse Kacelnik.


Figaro arranca galho para usá-lo como instrumento para pegar comida (Foto: Universidade de Viena/Divulgação)


Imagens mostram cacatua Figaro em ação, pegando comida (Foto: Universidade de Viena/Divulgação)

  • 05/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.