Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Theatro José de Alencar


Um dos maiores símbolos da cultura do Estado, o Theatro José de Alencar recebe todos os meses atividades artísticas de qualidade, estando presente na vida cultural dos cearenses e sendo destino certo de visita para os que passam pela Capital cearense. 
É um teatro-monumento com estrutura grandiosa e que traz em seu nome uma homenagem concreta a um dos maiores escritores do Ceará, José de Alencar, autor de livros como "Iracema" e "A Viuvinha".

Lançada em 1896, a pedra fundamental do Theatro José de Alencar estava localizada na Praça Marquês do Herval, hoje denominada de Praça José de Alencar. Porém, apenas em 1904 foi autorizado a construção do teatro e, em 1908, as obra tiveram início, sendo as peças metálicas do Theatro José de Alencar importadas de Glasgow, da Escócia.

No dia 17 de junho de 1910, o Theatro José de Alencar foi inaugurado com a presença da banda sinfônica do Batalhão de Segurança, em clima de muita festa, com show pirotécnico e apresentações artísticas.

Estrutura

Com uma arquitetura bem diversificada, o teatro apresenta a sala de espetáculo com estilo art noveau, estilo decorativo que ficou bastante conhecido entre o anos de 1890 e 1910.


O Theatro possui vários espaços para serem aproveitados. Na sala de espetáculos principal, há capacidade para receber cerca de 800 pessoas, que ficam distribuídas em três andares diferentes, além do solo.

Nos Jardins de Burle Marx, localizado ao lado do teatro, há um palco a céu aberto com capacidade para mais de mil pessoas. O Theatro José de Alencar ainda possui um anexo, com o Teatro Morro do Ouro, com capacidade de 90 lugares.

Para quem deseja conhecer um pouco mais da beleza do Theato José de Alencar, pode participar de uma visita guiada ou assistir aos espetáculos oferecidos.  Saiba mais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.