Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Causos de Rolando Boldrin



Viajante dorminhoco

O trem de ferro maria-fumaça ia de São Paulo para o Rio de Janeiro. Com os passageiros se abancando no vagão de segunda, um viajante chama o chefe e lhe propõe:
- Seu chefe, estou indo para a cidade de Barra Mansa. É coisa de negócios. Como tenho o sono pesado e meu compromisso é sério, antes de chegar lá, o senhor poderia me acordar? Eu lhe dou uma gorjeta de 20 reais. Pode ser?
O chefe diz que tudo bem, está combinado, mas o passageiro insiste:
-Pelo amor de Deus, o senhor me acorde, hein? Se eu insistir em continuar dormindo, pode me sacudir, me estapear a cara, me tirar à força. Faça qualquer coisa, mas preciso estar em Barra Mansa de qualquer jeito!
Acordo selado, o trem segue seu destino. Já de madrugada, o tal viajante acorda do bom sono. Até estranha o dia clareando. Espreguiçando-se, pergunta para outro passageiro:
- Por favor, o senhor sabe me dizer se falta muito para Barra Mansa?
- Barra Mansa? Xiii, moço, Barra Mansa já ficou pra trás faz um tempão. Estamos quase chegando no Rio de Janeiro...
O sujeito espuma de raiva. Quando avista o chefe do trem, andando despreocupado pelo vagão, parte furioso pra cima do dito-cujo. 
- Como o senhor me apronta uma dessas? E agora? Perdi meu compromisso! É muito prejuízo! Não sei onde estou que não te quebro a cara!
No meio da confusão, duas velhinhas acordam espantadas.
- Virgem Maria! Como esse rapaz tá nervoso, Maricota.
Você não viu nada, Eulália. Precisava ver o que teve que descer à força em Barra Mansa...

Ilustração: Tainan Rocha.
Fonte:  Almanaque Brasil de Cultura Popular - Maio de 2013.

6 comentários:

  1. Belo causo. Obrigada pela visita, vim retribuir. O blog de vcs tb é lindíssimo. Parabéns! Muita paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise!
      Gratas pela visita e comentário.
      Volte sempre!
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Oi,Queridas!

    Recebi a atualização e vim rapidinho.

    Adorei o causo e ri muito! Valeu!

    Beijos e linda quinta

    Donetzka

    ResponderExcluir
  3. Amigas.

    Vim para agradecer a visita e avisar que muitos amigos que me disseram que não recebem minhas atualizações e pelo que vi nos blogs que segue,tb não recebe as minhas,pois o nome do post que tem meu é de muitos dias atrás.

    Não sei o motivo disso.Tb não recebo atualizações de muitos que estão em meus blogs favoritos.

    Como posto todos os dias,abra sempre que puder,ok?
    E qdo receber atualização real,me avise,ok?

    Bjs e linda quinta

    Donetzka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É as vezes isso acontece.
      O nosso também já ficou assim...
      Nós lhe avisaremos quando estiver tudo ok. Certo?
      Abraços!


      Excluir

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.