Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Cidade do Ceará

Cedro
A cidade de Cedro teve com marco inicial a Fazenda Cedro comprada pelo Sr. João Cândido em 1908, que contava com duas casas: uma localizada no alto do morro e a outra na parte baixa, no meio do carnaubal. Nesse período registra-se doações de terrenos para construção de casas, propiciando o povoamento.
A necessidade de intercâmbio entre Fortaleza e Crato, favoreceu a construção da estrada de ferro que muito beneficiou a Fazenda, elevando-a categoria de Vila. Em 1915, houve uma seca que assolou o Ceará. Logo após chegou a Fazenda de Cedro o Dr. Zabufon com uma turma de operários para a construção da ferrovia que hoje liga Fortaleza à Crato e que teria que passar pela Fazenda onde abundância de d`água para abastecer todo o pessoal.
Em 15 de novembro de 1916, a via-férrea ligando Fortaleza a Crato foi inaugurada, em convênio com Governo Federal.
Senador João Tomé, bastante comovido com o dinamismo do Sr. João Cândido, elevou o povoamento de Cedro à categoria de Vila. Nos primeiros vagidos de desenvolvimento surge um evidente desejo de independência, conclamando o povoado a lutar cada dia com maior impulso para transformação de Vila em Cidade.
De início, recebeu nome de “Cedrinho de Açúcar” pelos habitantes da época, como um atestado de bondade e atração do lugar.

Gentílico - cedrense ou cedroense

Localização
Localização de Cedro

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.