Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Conhecendo Fortaleza - Cidade

Região de influência de Fortaleza

Vista aérea da Avenida Beira Mar
Fortaleza possui a segunda maior área de influência do Brasil em número de municípios, abrangendo 786 cidades, atrás apenas de São Paulo. O dado tem como fonte um estudo do IBGE intitulado “Regiões de Influência das Cidades”, divulgado em 2008, o mais recente sobre o assunto.

A publicação mostra que as cidades são centros distribuidores de serviços públicos e privados nas áreas de lazer, saúde, educação e transporte, que acabam atendendo outros municípios, tornando-os, em certos casos, dependentes dessas matrizes.
Além de Fortaleza e São Paulo, essas redes de influências são comandadas por outras dez metrópoles: Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, Belém, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Goiânia.
Fortaleza exerce influência sobre cidades nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, além de compartilhar a área e Rio Grande do Norte com Recife, com um raio de influência de 792.411 km2. Com 20,5 milhões de habitantes, a rede de Fortaleza é a terceira maior do País, se considerado o seu conjunto populacional.
O Produto Interno Bruto da rede de Fortaleza representa apenas 4,47% do PIB Nacional, atrás, inclusive, das redes de Recife e Salvador. Já o PIB per capita da região de influência de Fortaleza é o menor dentre as 12 do País. A região de influência de Fortaleza possui o menor PIB per capita entre as redes, com R$ 4,7 mil.
Fonte: Anuário de Fortaleza 2012-2013. O POVO. Agosto/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.