Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Cidade do Ceará

Palhano
Palhano tem sua histórica, parte documentada e parte em versão popular. Os mais velhos residentes dessa ribeira afirmam ter sido um senhor por nome José Palhano, o primeiro morador desta região. Como andava caçando, chegou neste local à margem esquerda do rio e achando um lugar ideal para morar, fixou-se ali, tempos depois já havia um pequeno número de moradores.
A cidade é banhada por uma afluente do rio Jaguaribe, este nasce na serra Azul, em Quixadá e atravessa outros municípios, antes de adentrar o território Palhanense e depois deságua no trecho do Jaguaribe em Itaiçaba.
           Pelos dados apanhados o cidadão José Palhano, como o primeiro habitante do local, teria encravado no local uma Cruz, sendo benta pelo o Frei Davi, pregando missões em 1901. Esta foi a razão porque ficou sendo Cruz de Palhano. Depois passou a chamar-se Vila Palhano.
Apesar dessas informações serem de cunho popular, elas traduzem um fundo de verdade, quando vemos Datas e Fatos para História do Ceará, página 188, o registro de uma sesmaria de três léguas de terra, concedidas em 24 de outubro de 1733, ao Coronel Manuel Gonçalves de Souza e ao Tenente Coronel Estevão e Souza Palhano, descobridores do Riacho da Cruz.
Igualmente em 11 de março de 1734, era concedida três léguas de terra no Riacho Bonhu, ao Capitão Antonio da Silva Cruz, pelo Capitão-mor Leonel de Abreu de Lima de acordo com registro nos Anais Arquivo Publico do Estado do Ceará.
Daí não se sabe precisamente se o topônimo Cruz de Palhano vem do fato histórico de haver aquele Senhor Estevão de Souza Palhano e seu companheiro descoberto o Riacho da Cruz naquela época, ou se Cruz vem do sobrenome do segundo morador do lugar Antonio da Silva Cruz, ou ainda da versão popular do primeiro morador destas plagas Senhor José Palhano e do Cruzeiro bento pelo Frei Davi, no principio do século.
No ano de 1958 foi elevada à categoria de município. A prefeitura de Palhano foi instalada no dia 15 de maio de 1958.

Gentílico - palhanense

Localização
Localização de Palhano

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.