Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cidade do Ceará

Quixeramobim
A cidade é o mais antigo município do Sertão Central, é banhada pelo rio Quixeramobim, o maior afluente esquerdo do Rio Banabuiú e teve como primitivos habitantes os índios quixarás.
O pequeno povoado começou a ser formado, quando chegou ao local o Capitão Antônio Dias Ferreira que ocupou a sesmaria adquirida de Gil de Miranda e Ângela de Barros. Boqueirão  de Santo Antônio foi o nome dado à fazenda onde mais tarde surgiria a cidade de Quixeramobim. Tratou de erigir, nas proximidades de sua casa de morada, uma pequena capela, sob a invocação de Santo Antônio de Pádua, mais tarde Santo Antônio de Quixeramobim.
A origem da palavra Quixeramobim tem varias versões gramaticais e dentre elas a "Carne Gorda" por ser a única tradicional, significado como corruptela de quixá, gorda e mobim, carne. Por seu vez, Pompeu Sobrinho, historiador cearense, menciona que "primitivamente a palavra Quixeramobim se aplica não ao rio, mas a uma serrota da atual cidade". A antiga grafia era kieramobim, sendo Kierá corruptela de prirá ou Kirá (pássaro) e obim, verde. Julga-se ser um nome d dicção indígena.

Gentílico - quixeramobinense

Localização
Localização de Quixeramobim

Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.