Selecione o idioma para traduzir os textos do blog.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cidade do Ceará


Aracati
Aracati teve início com o funcionamento das Oficinas ou Charqueadas  do Ceará, que foram responsáveis por possibilitar a competitividade da pecuária no estado.
 Por volta de 1740, existiam Oficinas em Aracati, inicialmente no pequeno arraial de São José dos Barcos. Depois elevada à categoria de Vila com o nome de Santa Cruz do Aracati, hoje cidade de Aracati.
Originalmente deu-se a um forte o nome de São Lourenço,erguido em 1603 às margens do rio Jaguaribe, no correr das batalhas de Pero Coelho de Souza contra os franceses que haviam invadido um pelourinho e a empossada Câmara.
Em 1829 foi apresentada na Assembleia Geral do Ceará uma proposta que pretendia transferir a sede do Governo da Capitania para a Vila de Aracati, mas foi rejeitada. Em 1842 a Vila foi elevada a condição de cidade.
O topônimo Aracati vem da língua tupi. Existem várias propostas etimológicas  para o significado original do nome: "tempo bom", pela junção de ara (tempo) e catu (bom).
 "claridade bonançosa",  pela junção de ara (claridade) e catu (bonançoso). "vento forte". "aragem cheirosa". "água da mata de pássaro",  pela junção dos termos guyrá (pássaro), e ka'a (mata) e ty (água do rio).
Segundo o Dicionario Aurélio, "aracati" é o nome do vento que sopra na Região Nordeste do Brasil, especialmente no estado do Ceará, de nordeste para o sudeste.

Gentílico - aracatiense

Localização
Localização de Aracati

 Veja no site: http://www.ceara-turismo.com/mapas/mapa-politico.htm a localização da cidade.

FONTE: Site da prefeitura da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários desrespeitosos e agressivos serão apagados. FELIZ 2020!!!!!

Seja muito bem-vindo e aproveite sua visita.