domingo, 4 de março de 2012

As danças da região Centro-Oeste

Caninha-verde 
Consta de uma roda de homens e mulheres que cantam e dançam permutando de lugares e formando pares. Os textos cantados são tradicionais e circunstanciais, acompanhados por viola, violão e pandeiro.

Siriri
Dança de pares soltos que se organizam em duas fileiras, uma de homens e outra de mulheres. No meio delas, ficam os músicos. O início é dado com os homens cantando o "baião", acompanhados das palmas dos demais participantes. A seguir, um cantador "joga" uma quadra que é repetida por todos. Neste momento, um cavalheiro sai de sua fileira e se dirige à dama que lhe fica à frente, fazendo-lhe reverência e voltando ao lugar inicial. A dama o acompanha até o meio do caminho, quando então se dirige a outro cavalheiro e, depois, retorna também ao seu lugar inicial. Este cavalheiro repetirá a movimentação do primeiro. O acompanhamento musical pode ser apenas rítmico,  executado em tambor e reco-reco; às vezes, também apresenta instrumentos melódicos, como a sanfona e a viola de cocho.

Cururu

Canto formado por trovas repentistas, chamadas originalmente de carreiras ou linhas, cantadas por vários caminhantes em agradecimento a um santo. Os instrumentos são viola artesanal feita com árvores nativas e ganzá (tipo de reco-reco) de bambu. Foi levado a Mato Grosso pelos bandeirantes. Era inicialmente dançado, hoje é só cantado.

Mascarados

Originária dos costumes indígenas, foi modificada e enriquecida pelos colonizadores espanhóis e portugueses. Dura cerca de duas horas e meia, tem doze partes, com diferentes passos, e exige grande esforço físico. Por isso, antigamente só os homens participavam dessa manifestação cultural. Para que os que faziam papel de mulher não fossem identificados, todos usavam máscaras.

24 comentários:

  1. adorei muito interessante...

    ResponderExcluir
  2. Que conceitos e preconceitos são transmitidos através das danças e músicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito diz tudo sobre o local e as características pedominantes nas pessoas nascidas ou criadas naqle local

      Excluir
  3. Legal...
    mt interessante!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Gratas pela visita e comentário.
      Volte sempre!!!

      Excluir
  5. adorei esse blog amei vou contar para tds entra aqui q e muito legal

    ResponderExcluir
  6. adorei me ajudou em um trabalho....

    ResponderExcluir
  7. adorei este blog amei vou contar para tds entra aqui q e muito legal

    ResponderExcluir
  8. meu n acho a resposta pra tarefa neh a pal

    ResponderExcluir
  9. essas danças sao muitos interesantes

    ResponderExcluir
  10. eu acho essas danças muito legal e divertido

    ResponderExcluir
  11. muito legal me ajudou muito

    ResponderExcluir
  12. vlw dedu pra fazer meu trabalho escolar todo brg

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito me ajudou bastante e se alguém me perguntar vou saber responder hahaha vlw por tudo :) ;)

    ResponderExcluir
  14. mt obrigado assim meu trabalho vai ficar legal

    ResponderExcluir